Nascimento da "Taça Osterlund"... a História do Basebol em Portugal

OSTERLUND INTRODUZ O BASEBOL EM PORTUGAL

Taça Osterlund - Competição de basebol masculino, de softbol feminino e de basebol misto disputada por equipas portuguesas, desde o ano de 2010, de forma a homenagear "Osterlund", considerado o principal "Introdutor" do basebol em Portugal, isto de acordo, com a imprensa da Casa Pia de Lisboa e do jornal O Século.

1897 - CAMPO DAS SALÉSIAS - O BERÇO DO BASEBOL EM PORTUGAL

Ano de 1897 - Campo das Salésias, localizado nas Terras do Desembargador em Lisboa - antiga Parada do Quartel das Oficinas Gerais de Material de Engenharia (Exército), entre a Calçada da Ajuda e a Rua Alexandre Sá Pinto Situação, bem próximo do novo Campo das Salésias do Clube Futebol Os Belenenses e da Escola Secundária Marquês de Pombal. O primitivo Campo das Salésias começou a ser utilizado para os primeiros encontros de futebol, a partir de 1892 até aos anos 20. Em 1928, surge um segundo Campo das Salésias localizado na Rua Matateu, no topo da Rua Alexandre Sá Pinto que sempre pertenceu ao Clube Futebol Os Belenenses. É no Campo Primitivo das Salésias que o Século - edição da noite, de 4 de Julho de 1917 refere que o jogo de basebol «é pouco conhecido em Lisboa, pois apenas foi jogado uma vez, há cerca de 20 anos [1897], entre os oficiais dos navios de guerra americanos vindos a este porto [Tejo], tendo sido jogado no antigo Campo das Salésias»

1897 - CAMPO DAS SALÉSIAS - O BERÇO DO BASEBOL EM PORTUGAL

Em 1917, surge a primeira referência documental ao basebol em Portugal. Para comemorar o aniversário da independência da América do Norge, Thomaz Birch - Embaixador dos Estados Unidos em Lisboa - Portugal, promoveu a 4 de Julho, no Campo das Laranjeiras - propriedade do CIF - Clube Internacional de Futebol, um encontro de basebol. Este encontro, foi noticiado na revista semanal - "Ilustração Portuguesa" do jornal "O Século" de 16 Julho de 1917.

A 1 de Dezembro de 1911, o Clube Internacional de Futebol de Lisboa (liderado pela família Pinto Bastos que introduziram o futebol em Portugal no ano de 1888), inaugura o seu segundo campo de futebol - o Campo das Laranjeiras. Actualmente, este campo é onde está a Praça Marechal Humberto Delgado, em frente ao Jardim Zoológico de Lisboa. Foi no ano de 1917 que o Campo das Laranjeiras foi palco dos primeiros jogos de basebol, com destaque para o encontro de 4 de Julho de 1917. Na imagem acima, vê-se um jogo de futebol entre o CIF e o Benfica, bem como, é possível observar a sede/balneários do Clube Internacional de Futebol, com as suas 5 janelas

Em 1917, o Século - edição do dia, destaca o jogo de basebol realizado no dia 4 de Julho, no Campo das Laranjeiras - propriedade do CIF, com uma grande fotografia e com a notícia do encontro. A reportagem faz alusão aos jogadores que fizeram parte da partida de basebol, destacando-se Osterlund para comemorar o aniversário da independência da América do Norte. Quem promoveu este encontro foi Thomaz Birch - Embaixador dos Estados Unidos em Lisboa - Portugal. Osterlund, viria ter um papel fundamental na introdução do basebol em Portugal, estando na origem do basebol regular a partir de 1917, na fundação da Secção de Basebol no Sporting Clube de Portugal em 1922 e na Secção de Basebol do Casa Pia, a partir de 1923.

No dia 4 de Julho de 1917, o Século - edição da noite, destaca novamente o jogo de basebol realizado no mesmo dia, no Campo das Laranjeiras - propriedade do CIF, referindo que este jogo de basebol «é pouco conhecido em Lisboa, pois apenas foi jogado uma vez, há cerca de 20 anos [1897], entre os oficiais dos navios de guerra americanos vindos a este porto [Tejo], tendo sido jogado no antigo Campo das Salésias». O ano de 1897 é considerado assim, o ano do primeiro jogo de basebol em Portugal. Também na mesma notícia, o Século faz uma breve explicação às regras do jogo de basebol.

1918 - MARINHEIROS JOGAM BASEBOL NO CAMPO DO BENFICA DO SPORT LISBOA E BENFICA

Em 1919, por iniciativa do Capitão Henrique de Armando de Masi, secretário da Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, realiza-se no dia 30 de Março, no Campo do Benfica - antigo campo de futebol do Sport Lisboa e Benfica, localizado na actual Avenida Gomes Pereira. Este encontro de basebol foi disputado entre o grupo do Barco Americano "Leonidas" e o grupo dos Marinheiros dos Caça-Minas Americanos, tendo a equipa dos Leonidas ganho por 16-2. A partida de basebol foi noticiada pela revista semanal - "Ilustração Portuguesa" do jornal "O Século" de 7 de Abril de 1919. O Campo do Benfica foi adquirido em 1916, quando o Sport Lisboa e Benfica se funde com o Clube Desportos Benfica que era proprietário do campo. O Campo do Benfica inaugurou-se em 1914. Em 1919 e de acordo com a memória do Capitão Henrique de Armando de Masi - ajudante do adido militar americano - aquando da sua visita aos navios de guerra ancorados em Lisboa, lembrou-se «no ano passado [1918], durante a estadia de uns navios americanos no Tejo, os seus marinheiros jogaram uma partida de base-ball no campo do Sport Lisboa e Benfica»

1919 - CAPITÃO HENRIQUE DE ARMANDO DE MASI DIVULGA O BASEBOL EM PORTUGAL E PROMOVE UM JOGO DE BASEBOL NO CAMPO DO BENFICA

Em 1919, por iniciativa do Capitão Henrique de Armando de Masi, secretário da Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, realiza-se no dia 30 de Março, no Campo do Benfica - antigo campo de futebol do Sport Lisboa e Benfica, localizado na actual Avenida Gomes Pereira um jogo de basebol. Este encontro, foi disputado entre o grupo do Barco Americano "Leonidas" e o grupo dos Marinheiros dos Caça-Minas Americanos "Warrington", tendo a equipa dos Leonidas ganho por 16-2. A partida de basebol foi noticiada pela revista semanal - "Ilustração Portuguesa" do jornal "O Século" de 7 de Abril de 1919.

1922 - BASEBOL NO SPORTING CLUBE PORTUGAL

Em 1922, um conjunto de portugueses entusiastas pelo jogo de Basebol e Osterlund decidem fundar uma secção de basebol no Sporting Clube de Portugal.Como sequência deste entusiasmo pela modalidade e a fim de celebrar a independência dos Estados Unidos da América, realiza-se no dia 4 de Julho de 1922, um jogo de basebol entre portugueses e americanos, com vitória lusitana por 24-16. O jogo foi realizado no estádio do Sporting chamado Campo Grande ou Estância de Madeira. A fim de celebrar a independência dos Estados Unidos da América, realiza-se no dia 4 de Julho de 1922, um jogo de basebol entre portugueses e americanos, com vitória lusitana por 24-16. O jogo foi realizado no estádio do Sporting chamado Campo Grande ou Estância de Madeira.

1923 - BASEBOL NA CASA PIA

No ano de 1923, Osterlund, introduz o basebol na Casa Pia, conseguindo gratuitamente material para a instituição. Também a 4 de Julho de 1923, no Campo das Laranjeiras do CIF, um jogo de basebol é realizado entre o Casa Pia e a Colónia Americana, com a vitória da equipa portuguesa por 25-24, como refere a notícia do jornal "Os Sports" de 23 de Julho de 1923. A 4 de Julho de 1923, no Campo das Laranjeiras do CIF, um jogo de basebol é realizado entre o Casa Pia e a Colónia Americana, com a vitória da equipa portuguesa por 25-24.

1925 - FAMÍLIA OSTERLUND NO GRANDE JOGO DE BASEBOL DE 1925

No dia 10 de Maio de 1925, o Campo do Restelo (terrenos onde hoje se encontram as traseiras do Planetário Gulbenkian, mais propriamente a Rua Dom Francisco de Almeida e a Praça de Malaca, junto do atual Campo de Futebol do Casa Pia), foi palco de um jogo de basebol que envolveu a família Osterlund e alunos da Casa Pia. Frank Andrew Osterlund, mais os seus filhos John Alexander Osterlund e Frank August Osterlund jogaram juntos pela "Equipa Mista", no entanto, Frank Osterlund - Pai também jogou pela equipa adversária - o Casa Pia, sendo "Lançador" pelos dois grupos, nas nove partidas realizadas. O jogo foi equilibrado, tendo a Equipa Mista ganho à Casa Pia por 4 a 3.

1926 - BASEBOL NA CASA PIA

No ano de 1923, Frank Andrew Osterlund, mais os seus filhos John Alexander Osterlund e Frank August Osterlund, criaram uma secção de basebol no Casa Pia, tendo todos os anos, a modalidade sido praticado no Verão que servia para conservar os jogadores de futebol em boa forma física. O Casa Pia, de 1920 a 1924 apresentou como recinto oficial de jogos o "Campo das Laranjeiras" do CIF. Em 21 de Dezembro de 1924, inaugura o seu “Campo do Restelo”, sendo convidado para a inauguração o “vizinho” Belenenses, num jogo de futebol, em que o resultado final foi um empate a duas bolas. Este campo situava-se para ocidente, em terrenos onde hoje se encontram as traseiras do Planetário Gulbenkian, mais propriamente a Rua Dom Francisco de Almeida e a Praça de Malaca. Nem um metro desse terreno coincide com o actual espaço do Complexo Desportivo do Restelo. A 4 de Julho de 1923, no Campo das Laranjeiras do CIF, um jogo de basebol é realizado entre o Casa Pia e a Colónia Americana, com a vitória da equipa portuguesa por 25-24, como refere a notícia do jornal "Os Sports" de 23 de Julho de 1923. Em 1926, uma equipa constituída por alunos da Casa Pia de Lisboa vence por 8 a 5, a equipa de residentes da colónia americana, num “match” disputado no Campo do Restelo, comemorativo do 150.º aniversário dos Estados Unidos da América. A 4 de Abril de 1927, o jornal "O Século" noticia que o “Casa Pia Atletico Club vai iniciar a pratica do «base-ball», sob a direcção obsequioso de Frank Osterlund. O ensino deste jogo efectua-se aos domingos, das 10 ás 12 horas e começa no próximo dia 10. Em 1926, uma equipa constituída por alunos da Casa Pia de Lisboa vence a equipa de residentes da colónia americana, num “match” disputado no Campo do Restelo, comemorativo do 150.º aniversário dos Estados Unidos da América. O basebol era praticado pelos alunos para manterem a forma física no interregno dos campeonatos de futebol no Verão”. No jogo de basebol «realizado entre um grupo misto, constituído por elementos da Colonia Americana e um grupo da Casa Pia de Lisboa, saiu vencedor aquele por 8 a 5».

1927 - BASEBOL NA CASA PIA

A 4 de Abril de 1927, o jornal "O Século" noticia que o “Casa Pia Atletico Club vai iniciar a pratica do «base-ball», sob a direcção obsequioso de Frank Osterlund. O ensino deste jogo efectua-se aos domingos, das 10 ás 12 horas e começa no próximo dia 10.

ANOS 40 - AMERICANOS E PORTUGUESES JOGAM SOFTBEBOL NAS CALDAS DA RAINHA

No periodo da 2ª guerra mundial, alguns americanos foram obrigados a aterrar de avião em Caldas da Rainha, permanecendo algum tempo nesta localidade. Para ocuparem os seus tempos livres, os militares americanos telefonaram à embaixada do Estados Unidos da América, obtendo material de softball, algo muito parecido com basebol. Para que fosse possível fazer equipas, ensinaram alguns jovens da guarnição militar a jogar e, pouco tempo depois, os portugueses já conseguiam bater os americanos.

1979 - MARKUS VANHOOF DA HOLANDA RE-INTRODUZ O JOGO DE BASEBOL EM PORTUGAL - A CRIAÇÃO DO OLD STAR LISBOA

Basebol1979

1982 - MARKUS VANHOOF DA HOLANDA RE-INTRODUZ O ENSINO DO JOGO DE BASEBOL EM PORTUGAL

1982: Prof. Marcus Vanhoof cria um Núcleo de Basebol e Softbol no Externato S. José de Lisboa